Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Impactos da dissolução irregular da empresa na responsabilidade dos sócios

Tema repetitivo 962 e Resp 1877340

Publicado por Amarante Advogados
há 2 anos

O estudo dessa decisão demonstra a obrigação do sócio-gerente quanto à comunicação de alteração de domicílio fiscal aos órgãos competentes, destacando que, na falta da informação de mudança do endereço, se presumirá a dissolução irregular da empresa, cabendo aos sócios a comprovação do contrário.

No caso, o Oficial de Justiça afirmou que não localizou a empresa em seu endereço fiscal. Em razão disso, foi determinado o redirecionamento da cobrança dos débitos da empresa aos bens do sócio-gerente.

Destaca-se que a decisão não se deu pelo simples fato de a empresa não ser localizada em seu domicílio fiscal, mas, sim, por ter sido ela dissolvida irregularmente. Deste modo, a circunstância de não ter sido localizada em seu domicílio fiscal foi entendida como uma presunção da irregularidade da dissolução.

Ainda que o sócio tenha alegado que não lhe foi permitido registrar o distrato da empresa executada na Junta Comercial e que ele informou à Receita Federal sobre a inatividade da organização, o STJ entendeu que tais declarações são apenas uma das etapas da dissolução dita regular, que pressupõe obediência aos ritos e formalidades previstas na lei.

Assim, somada a falta de prova de dissolução regular da empresa à certidão do Oficial de Justiça, no sentido de que a empresa não foi localizada no seu endereço fiscal, decidiu-se pelo redirecionamento da execução fiscal ao sócio-gerente, ou seja, recaindo nos bens particulares do sócio.

Para encerrar o estudo, destacamos ainda que o STJ entende que o sócio que gerenciava a empresa à época do fato gerador do tributo não pago e que se afastou regularmente da empresa antes da dissolução irregular não deve responder pelos débitos fiscais da companhia.

Sendo assim, reforçamos a importância de registrar-se alterações no quadro societário e de endereço das empresas para prevenir que problemas recaiam sobre o patrimônio dos sócios.

  • Sobre o autorSua causa é o nosso compromisso.
  • Publicações19
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impactos-da-dissolucao-irregular-da-empresa-na-responsabilidade-dos-socios/1549235611

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX80008897001 MG

Cassiano Pastori, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação declaratória de nulidade de certidão de dívida ativa c/c pedido de tutela antecipada para cancelamento de protesto indevido

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)